"Atualização nas cobranças é necessária", diz ministrante de curso na CDL SM

Para uma cobrança eficiente e fidelização do cliente, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Maria está promovendo o curso Negociação e Cobrança por Telefone, desde quarta até esta sexta-feira. [caption id="attachment_7207" align="alignright" width="300"]15 pessoas que atuam em cobrança participam do curso 15 pessoas que atuam em cobrança participam do curso[/caption] O ministrante Walmiro Souza, administrador de empresas, consultor e, há 15 anos, instrutor de cursos voltados aos departamentos de cobrança, tem a percepção que é necessária uma atualização geral nos métodos de cobranças, com técnicas modernas e foco no Código de Defesa do Consumidor: - É importante não causar constrangimento no cliente, para que se recupere não só o capital para a empresa, mas também o cliente para o seu empreendimento. As cobranças vêm aumentando, tanto que, neste ano, aumentaram em 18% o número de cheques sem fundo (em relação ao ano passado). O administrador também comenta que a situação da economia atual propicia o aumento de inadimplentes e, como o final do ano está chegando, é a hora ideal para o cliente se regularizar. Além disso, é importante a gestão das empresas não deixar de dar atenção ao departamento de cobrança: - Não é apenas mais um departamento, é onde está o capital da empresa. Gestor não é só para vendas, mas para o processo todo. O cliente que está com dificuldade financeira precisa também ser bem tratado. Além disso, a atenção ao departamento de cobrança é investimento para a empresa, sem dúvidas. Próximo curso A CDL SM promove, nos dias 21 a 24 de outubro, o curso Vendas para o Natal, com o ministrante Marco Antônio Peruzzato. Mais informações: (55) 3220-6633.