CDL Santa Maria

Pesquisa da AGV indica movimentação de R$ 360 milhões em compras para o Dias das Mães no Estado

MÃESO Dia das Mães deve reverter cerca de R$ 360 milhões para o comércio do Rio Grande do Sul, desempenho igual em números nominais ao do ano passado. A relevância da data, no calendário dos lojistas, foi percebida em pesquisa realizada pela Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), na qual 87% dos entrevistados afirmaram presentear as matriarcas anualmente. Neste ano, a tradição deve se repetir: 90,7% dos participantes pretendem comprar mimos alusivos à data. As mães/esposas receberão presentes de 96,3% dos entrevistados, as sogras de 38% e outras mulheres de 8,3%. Roupas, cosméticos, artigos para casa, acessórios e calçados lideram as intenções de compra. No que se refere ao tíquete médio (valor pago por cada presente), este deverá girar em torno de R$ 102. De acordo com o presidente da AGV, Vilson Noer, a intenção dos entrevistados é presentear: “Mesmo diante de um momento delicado da economia, a importância das mães supera qualquer crise”, afirma Noer. O cartão de crédito foi apontado pela maioria como a forma de pagamento preferida (45,4%), seguido de dinheiro (43,5%) e do cartão de débito (10,2%). Cerca de 61,1% dos gaúchos participantes farão as compras em lojas de rua, 22,2% em shopping e 13% em outros locais.            A imensa maioria (85,2%) dos presentes será surpresa. Mas, 14,8% das mamães devem escolher os mimos. - Comportamento: Além do presente, 78,7% dos participantes da pesquisa realizada pela AGV farão alguma comemoração especial no Dia das Mães. Destes, 49,1% pretendem sair para jantar ou almoçar e 30,6% ainda não definiram qual será a programação. O levantamento chama atenção ainda para as relações familiares: 36,1% dos entrevistados costumam ver suas mães diariamente, 27,8% duas vezes por semana e 15,7% aproximadamente duas vezes no mês. A imensa maioria (70,4%) dos participantes revela ainda que os jantares familiares costumam ser preparados pelas mamães. Além disso, 47,2% afirmaram que elas têm participação parcial no sustento do lar, 27,8% integral e 25% nula. Entretanto, 39,8% das mães mencionadas não trabalham fora, 31,5% sim e 28,7% estão aposentadas. As matriarcas dos gaúchos consultados têm ainda importante contribuição na educação dos netos: 49,1% ajudam nos cuidados dos pequenos, mas 29,6% não se envolvem na rotina das crianças. Por outro lado, a maioria delas (48,1%) não pratica atividades físicas, 22,2% exercitam-se de duas a três vezes por semana e 20,4% já praticaram, mas pararam. As mães de 53,7% dos entrevistados têm mais de 60 anos, as de 29,6% de 50 a 60 anos e as de 15,7% de 40 a 50 anos. Quanto à escolaridade das matriarcas, 48,1% possui o ensino fundamental completo, 38% o ensino médio e 11,1% ensino superior concluído. - Dia das Mães para os lojistas: A maioria (65,8%) dos lojistas gaúchos que participaram de um levantamento sobre a data está neutra com relação às vendas para o Dia das Mães. Do total consultado, 18,4% têm expectativas positivas e 15,8% negativas. A pesquisa mostra ainda que 50% dos participantes acreditam que irão repetir o mesmo desempenho do ano passado, 21,1% crêem que venderão 10% a menos e 13,2% esperam vender 5% a mais do que em 2014. Foto: Divulgação