Atenção lojista: Veja qual procedimento correto para que o funcionário possa trabalhar no dia 2 de agosto

VENDEDORDomingo é dia de lojas abertas. Será a segunda edição do projeto Soma Santa Maria, que, além de oportunizar compras para o Dia dos Pais, trará atrações culturais no Calçadão e Praça Saldanha Marinho. Para o funcionamento das lojas, é necessário que os empresários tenham alguns cuidados para respeitar os direitos trabalhistas de seus funcionários. Confira a carta de orientação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindilojas para que o colaborador possa trabalhar neste dia. “A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL SM) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria – Sindilojas Região Centro, promovem a Abertura Promocional do Comércio, definindo um calendário de datas estratégicas com o intuito de colaborar incentivando o desenvolvimento e o progresso local. As datas de abertura do comércio nos domingos são sugestões, tendo os lojistas à liberdade para definir os dias e horário de abertura, desde que respeitadas a Lei Federal Trabalhista (CLT) e o Código de Posturas do Município. No entanto, a determinação e cumprimento de um horário homogêneo a todas as lojas são necessários para fins de informação na imprensa e, principalmente, respeito aos consumidores. Destaca-se que a abertura das lojas em domingos não implica em gastos trabalhistas extras para a empresa, uma vez que ao empregado que trabalhar aos domingos não é devido nenhum valor a mais do que já percebe na folha mensal, apenas deve-se conceder ao mesmo uma folga antecipada na semana que antecede o domingo trabalhado, e zelar para que a cada dois domingos consecutivos trabalhados o empregado “folgue”, obrigatoriamente, o terceiro.   Cabe às empresas que trabalham aos domingos administrar as escalas de trabalho para essas datas e assim colaborar com a causa do segmento. Por fim, apresentamos e solicitamos a colaboração de todos para a data de abertura do comércio no domingo, 02 de agosto, a partir das 13 horas, como promoção para incentivo às vendas para o Dia dos Pais que se dará no dia 09/08/2015. Desse modo, salientamos a importância cumprir com o que será divulgado na mídia de maneira espontânea, a fim de mantermos a credibilidade perante os consumidores.  Sem mais, aproveitamos a oportunidade para manifestar respeito e apreço.” Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato com a CDL pelo 55 3220-6633 ou Sindilojas pelo 55 3028-4634.