Homenagem a Ilídio Antonio Biacchi

Se uma vida pudesse ser medida não só pelo tempo. Olhar para trás e não contar anos, não enumerar datas. Datar os feitos de um homem, significa, muitas vezes, usar os dedos de uma ou duas mãos para enumerar o que fez ao longo de sua trajetória. Mas e quando o que de mais importante ele realizou foi a própria trajetória?

Ilídio Antonio Biacchi, nascido em 10 de julho de 1935, era filho de Constante Francisco Biacchi e Gisela Cervo Biacchi, família de imigrantes italianos que se instalou no distrito de Santo dos Anjos, como muitos que por aqui passaram. Desde pequeno trabalhou nas empresas do pai, primeiro ajudando no escritório, depois com o pé na estrada, vendendo o que era produzido. Como muitos que por aqui passaram.

Também veio a Santa Maria para estudar. Foi interno do Colégio Marista. Mais velho, graduou-se em Contabilidade e também Economia. Como tantos estudantes que por aqui passaram. Conheceu sua esposa Lea em um baile de São João e dois anos depois casou-se, construindo uma família de quatro filhos. Como muitos que por aqui passaram.

Paixão. Visão. Empreendedorismo. Em 1960, Ilídio funda a Pampeiro S.A Veículos e Máquinas Agrícolas. Sete anos depois, a transforma naquela que seria uma das maiores concessionárias Volkswagen do Brasil. Em 1975, inaugura a sede própria da Pampeiro, que desponta como uma das principais empresas de Santa Maria e região. Referência para as futuras gerações empreendedoras. Seu fundador, uma referência de pioneirismo, correção, perseverança e simplicidade.

Ilídio Antonio Biacchi não foi como muitos que por aqui passaram. É como poucos que por aqui ficaram. Sua vida, repleta de grandes escolhas, enche de orgulho os milhares de santa-marienses conectados à história que ele ajudou a construir. A história da Pampeiro. A história do comércio. A história de nossa cidade. Obrigado, “Seu Ilídio”, por nos deixar de legado não uma contagem de anos, ou um punhado de feitos… mas uma trajetória a ser seguida como exemplo.

Homenagem da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Maria