Santa Maria Segura 24 Horas: lançada oficialmente a plataforma colaborativa de videomonitoramento

O Santa Maria Segura 24 Horas, projeto da CDL SM que disponibiliza imagens de câmeras de videomonitoramento privadas aos órgãos de segurança da cidade, foi lançado oficialmente na manhã dessa terça-feira (4), com o treinamento dos agentes que serão responsáveis pelo acesso da plataforma em cada centro de operações.

O responsável técnico pelo sistema, Marcio Saraiva, esmiuçou cada ferramenta disponível, como criação de mosaicos e rondas com diferentes câmeras, busca e gravação de imagens e ainda a possibilidade de configuração do cercamento eletrônico com câmeras capazes de fazer a leitura de placas de veículos. O sistema também permite que se filtre buscas por veículos de determinadas cores, por motocicletas, pedestres e ciclistas, poupando tempo de trabalho em investigações.

O presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Central), Caio Jordão, participou do encontro para conhecer o projeto e abrir caminhos para sua propagação em municípios vizinhas. Ao mesmo tempo colocou o Corede como parceiro da iniciativa. “Hoje, os bandidos estão procurando agir em cidades onde não existe esse tipo de monitoramento. Vemos todos os dias na imprensa assaltos a cidades menores”.

O diretor técnico da CDL SM, Jacques Eskenazi, ressaltou o maior mérito do Santa Maria Segura 24 Horas: a inexistência de recursos públicos tanto na implementação, quanto na manutenção do projeto. “A grande diferença desse projeto para o que a maioria dos municípios realiza, é que ele não utiliza dinheiro público. São os empresários e a população quem banca e o que seria gasto na compra de câmeras que mais tarde vão ficar obsoletas, pode ser investido em outras questões, até mesmo da própria segurança”.

O lançamento encerrou com o atendimento dos idealizadores do projeto à imprensa. Participaram do treinamento representantes da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, além do Corede e Fórum das Entidades.

O Santa Maria Segura 24 Horas

O Santa Maria Segura 24 Horas promove o encadeamento de câmeras de vigilância já existentes em estabelecimentos comerciais ou residências. Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Federal e Guarda Municipal terão essa plataforma tanto para acessar as imagens em tempo real, quanto buscar eventos ocorridos em um intervalo de sete dias. Tudo que o sistema comportar pode ser gravado e filtrado para auxiliar no trabalho dos órgãos de segurança.

Para participar, é preciso apenas de uma câmera de videomonitoramento e uma conexão de internet, e não necessita de aquisição ou instalação de novos equipamentos. O projeto não faz exigências de modelo ou resolução de imagem das câmeras e apenas imagens externas são exibidas. O usuário ganha ainda acesso a um aplicativo que permite monitorar sua câmera de qualquer lugar, pelo smartphone. A adesão é feita junto à própria CDL SM mediante solicitação ou até mesmo agendamento de uma visita. Mais informações pelo telefone 3220 6633.

Texto e Fotos: Guilherme Bicca