Como foi a 3ª Convenção do Varejo e 6ª Convenção da AGV

A 3ª Convenção do Varejo da Região Central do RS e 6ª Convenção da AGV terminou com saldo positivo de conhecimento e relacionamento, moeda que realmente importou durante os dois dias de evento. Mais de duzentos participantes, entre lojistas, colaboradores e representantes de entidades voltadas ao setor, estiveram no Hotel Business Center Beira Rio, no Recanto Maestro, para conferir as cerca de vinte horas de programação, entre palestras, painéis, atrações artísticas e até sabatina com os candidatos ao governo do Estado.

Na sexta-feira (19) a 3ª Convenção do Varejo trouxe algumas pratas da casa, como Leonardo Persigo, Tatiane Reis e Jonas Venturini. Mas o ponto alto foi Bruna Lombardi, tratando de uma busca comum não só aos lojistas e empreendedores do setor, mas a todos: a felicidade. Foi o encerramento perfeito para um dia agitado. Sem esforço algum, Bruna silenciou o auditório e logo era possível sentir que a tranqüilidade havia se instalado. “Fico muito feliz de estar de volta ao Rio Grande do Sul, terra onde tenho muitos amigos. Porque o amigo gaúcho é aquele que você pode ficar anos sem ver, sem falar, mas está sempre ali quando se precisa. É um amigo fiel. Amigos assim são um passo para a felicidade”, disse a atriz e escritora em sua manifestação inicial. Bruna Lombardi ainda atendeu fãs em uma sessão de autógrafos e prestou entrevistas à imprensa local.

À noite, um coquetel aguardava a todos os participantes que foram agraciados por uma apresentação do coral Illumina, formado por crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, regido e coordenado por Juliana Pires. Depois, Renato Mirahil fechou o primeiro dia de convenção.

Na manhã seguinte o dia começou acelerado com a presença dos candidatos ao governo do Estado, o governador José Ivo Sartori e o ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite. Após uma fala preliminar, ambos responderam perguntas formuladas pela organização do evento, todas relacionadas ao setor empresarial e tributação. Ao término de cada fala, os candidatos assinaram um documento redigido pelo Fórum das Entidades se comprometendo em atender reivindicações da região, entre elas, a principal, extinção da DIFA, o Diferencial de Alíquota para o ICMS.

Providencialmente, a palestra posterior trouxe o “Cenário político-econômico do Brasil e perspectivas para o futuro”, com o economista-chefe da CDL Porto Alegre, Oscar Frank Jr. À tarde o painel da AGV Jovem tratou sobre sucessão familiar em empresas. Mais tarde, Alexandre Prates e Gustavo Bozetti trataram de liderança, cada um com um viés particular.

O evento encerrou com um jantar oferecido pelas duas entidades realizadoras, a CDL Santa Maria e Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV) com a animação de Beto Pires. “Estamos muito felizes, pois tudo correu como o planejado. Conseguimos entregar um belo evento e tenho certeza que esse momento de confraternização proporcionado pelas duas entidades através da convenção contribuiu para os participantes através de conhecimento e relacionamento”, comemorou a presidente da CDL SM, Marli Rigo.

Texto: Guilherme Bicca

Foto: Iô Publicidade e Propaganda