CDL Santa Maria

Mulheres que Fazem Santa Maria Crescer: evento da CDL marca o fim do Mês da Mulher

 

Uma noite que marcará o ano da CDL SM. Com essa sensação que encerrou a noite para as mais de quarenta pessoas que conheceram ontem algumas das “Mulheres que Fazem Santa Maria Crescer”, em evento alusivo ao mês da mulher realizado pela entidade no plenário Câmara de Vereadores.

A presidente Marli Rigo; a primeira-dama do Município, Janice Bogado; a relações públicas Silvana Maldaner; e a vereadora drª Cida Brizola; representaram, cada uma em sua área de atuação, as centenas, por que não milhares de mulheres que, todo dia, trabalham, lutam e, sobretudo, empreendem, fazendo Santa Maria crescer.

O tema central foi o empreendedorismo, mas por ele permearam questões como pertencimento, cidadania, senso de coletividade, o papel da mulher na sociedade santa-mariense e até os paradigmas da relação homem/mulher em ambientes predominantemente masculinos.

As participantes contaram sua trajetória de vida, sobretudo a profissional, desde o início de suas carreiras, e também dividiram experiências pessoais que, consideram, as talharam no que são hoje. Mas o que uma médica que também é vereadora e uma advogada tem a ver com empreendedorismo? Empreender não tem relação apenas com recursos econômicos, mas também atitude, tempo, energia e postura. A mediação foi da responsável pelo Núcleo de Capacitação da CDL, Michele Keller. Acompanhe as frases mais aplaudidas pelo público de cada uma das convidadas.

Marli Rigo

“Agradeço a Deus por ter esse dom de lidar com as pessoas"

Silvana Maldaner

“Pertencimento é baixar a guarda e pensar em potencializar as coisas para nossa cidade”

Cida Brizola

“A rainha do lar. É uma expressão que me incomoda, porque a rainha é uma figura intocável. Nós nascemos iguais. A sociedade é que nos faz diferentes”

Janice Bogado

“Não gosto do título de primeira-dama. Acho que as mulheres não são acessórios de seus maridos”

Texto e fotos: Guilherme Bicca