Noite de sexta: momento para... empreender

Sextou, e a CDL, na contramão do dia universal do entretenimento e descanso, realizou, através de seu Núcleo de Capacitação, o segundo benchmarking da entidade em 2019. A Agittec, Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM, que abriga 24 jovens empresas santa-marienses em processo de incubação e pré-incubação.

A visita foi guiada por Jeanne Mainardi, coordenadora de empreendedorismo da Agittec e membro do Conselho Fiscal da CDL SM. A primeira a receber o grupo foi a CBT, empresa no ramo de software e treinamentos virtuais na área de segurança que atende forças de segurança nacional, tanto no Brasil quanto no exterior.

Em seguida foi a vez da Nekto, empresa inovadora na área de Recursos Humanos que tem como mote conectar candidatos e empresas de forma mais interativa e eficiente com foco nas expectativas de uma nova geração de profissionais.

Pra encerrar a atividade, foi a vez da Qiron Robotics, empresa também santa-mariense, oriunda da UFSM que criou o robô Beo para propósitos educacionais e acabou descobrindo nele um grande potencial para marketing empresarial. Hoje, o Beo é vendido a empresas para ser usado como atração em feiras e eventos. Ele pode ter falas e reações programadas de acordo com cada cliente.

O coordenador de Empreendedorismo, Silon Procath da Silva, explicou o funcionamento da Agittec, falou sobre o ambiente de inovação de Santa Maria e região e esclareceu qual a função da agência na criação de um ambiente favorável para que essas empresas possam prosperar. Interessados em participar do edital de seleção podem acessar o link

Texto e fotos: Guilherme Bicca