CDL Santa Maria

Primeira turma da Faculdade do Varejo já tem diploma na mão. Cerimônia foi na última sexta-feira

A Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) realizou na última sexta-feira (2) a formatura da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial, conhecida como “Faculdade do Varejo”.

A Faculdade do Varejo foi idealizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDLSM) junto à Fisma, para trazer qualificação ao setor do varejo na região, através de um curso capaz de preparar profissionais para esse setor que é responsável por mais de 30% do orçamento anual do Município.

Cinco alunos receberam o diploma e estão aptos a trabalhar na gestão de empresas do comércio gerenciando finanças, marketing, setor de vendas e operações, para citar apenas algumas das atribuições desse profissional.

Edineia Moreira é uma das profissionais que agora encara o desafio de mudar o paradigma do profissional de varejo em Santa Maria, sob o ponto de vista de uma especialista. “A felicidade de fazer parte da primeira turma e a expectativa são muito grandes. Pra quem quer uma qualificação completa e uma colocação rápida no mercado de trabalho, esse curso é sem dúvida a melhor opção. A gente aprende muito e sai apto a colocar tudo em prática”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, foi o grande idealizador da Faculdade do Varejo quando estava à frente da CDL SM e também docente do curso depois de criado. “Hoje é a celebração do começo. Tem muita coisa ainda pra acontecer na trajetória profissional desses jovens que vão encarar o desafio de trabalhar na gestão de empresas do comércio. Quando se fala em Faculdade do Varejo e qualificação para o setor, muita gente pensa que se trabalha o atendente, o vendedor. Mas o curso trabalha o gestor, para que ele sim, munido de conhecimento, de ferramentas, possa extrair o máximo da sua equipe de trabalho. Tenho pra mim que a mudança no comércio será sensível quando esses profissionais começarem a ocupar seus postos”, explica.

Texto e Fotos: Guilherme Bicca