Como foi a 4ª Convenção do Varejo da Região Centro RS

Mais de trezentas pessoas participaram da 4ª Convenção do varejo da Região Centro RS, realizada pela CDL Santa Maria, nessa última quarta-feira (28), no Itaimbé Palace Hotel, com patrocínio oficial de Banrisul e Cartões Vero. Porto Alegre, Cachoeira do Sul e São Pedro do Sul estavam entre as cidades representadas. O evento foi conduzido pela jornalista Valéria Monteiro, ex-apresentadora do Fantástico e Jornal Nacional.

Com o tema “Os Desafios do Varejo: Como Transformá-los em Oportunidades”, as quatro palestras tinham em seu eixo central os dois fatores determinantes para o futuro do setor: pessoas e inovação. E assim complementavam umas as outras, munindo de informações e conceitos o público formado por lojistas, gerentes de lojas, representantes de entidades empresariais e estudantes das áreas da economia e administração.

João Laurentino

“Agora é aula. Pega o papel e a caneta que eu vou te ensinar a bater meta”. Foi assim que o consultor de grandes marcas como Vivara, Etna e Arezzo, começou sua palestra. Laurentino apresentou um grupo de ferramentas, sejam elas tecnológicas ou comportamentais, que estão ao alcance dos líderes de qualquer empresa, independentemente do porte ou abrangência do negócio.

Marcus Rossi

Em parceria, CDL Jovem e AGV Jovem trouxeram o criador da Gramado Summit, Marcus Rossi, para contar o que aprendeu com mais de 200 startups, ao longo de sua vida profissional e falar sobre velha e nova economia. Ao apresentar cases de empresas consagradas, porém jovens, como Apple, Google, Nubank e Netflix, Rossi mostrou que a única saída é pensar o próprio negócio com foco no consumidor. Enquanto o comportamento do consumidor mudar, o das empresas também precisa mudar.

Lucas Schifino

Um oferecimento do Sindilojas Região Centro e Fecomércio-RS, a palestra do economista Lucas Schifino trouxe o cenário político e econômico dos atuais governos nacional e estadual e seus principais desafios. Schifino mostrou comparativos da economia brasileira com a de países como os Estados Unidos e ainda apresentou quais medidas da agenda liberal do atual governo, além das reformas, podem permitir um ambiente mais favorável ao empreendedorismo, tornando o Brasil um país mais competitivo.

Eduardo Tevah

“Pessoas que fazem bem o seu trabalho estão sendo demitidas. Empresas que fazem bem o seu trabalho estão fechando. Isso porque hoje só existe espaço pra quem faz o seu trabalho com excelência”, disse Eduardo Tevah em sua palestra de encerramento “A Busca da Excelência Através das Pessoas”. Tevah mostrou que os líderes devem mudar alguns conceitos sobre motivação e engajamento, para extrair o melhor de sua equipe. Cada pessoa tem um sonho e cabe ao líder motivá-las individualmente para que elas utilizem a empresa para alcançar os próprios sonhos.

Desafio do Varejo

Em paralelo à Convenção era realizado o Desafio do Varejo. Um projeto que visa a interação da academia, startups e o ecossistema de inovação com o setor. Grupos interdisciplinares passaram o dia trabalhando para responder a pergunta “Como os pequenos e médios varejistas locais podem ganhar mercado frente à concorrência das grandes redes de varejo e das plataformas de e-commerce?”. A comissão julgadora formada pelo diretor do Senac Santa Maria, Sr. Adriano Santolin; CEO da Stars Aceleradora; Sr. Aislan Menk; conselheira fiscal do Sindilojas Região Centro, Srª Ângela Bagolin; vice-presidente da CDL Santa Maria, Srª Elizabeth Carleto Flores; e ainda pelo diretor do Royal Plaza Shopping, Sr. Ruy Giffone, avaliou as melhores soluções, tecnológicas.

A startup Lunix Tecnologias foi eleita a campeã do Desafio com um sistema que colhe dados das empresas e os transforma em informações e indicadores úteis para traçar estratégias de vendas, marketing, organizacionais, entre outras. A Lunix foi seguida da Buzee, uma startup que criou uma plataforma capaz de possibilitar interação entre empresas e os potenciais clientes que freqüentam pontos de ônibus. A terceira colocada foi a Qiron Robotics, criadora de um robô voltado para representar empresas em feiras e eventos próprios, chamando a atenção do público e atraindo novos clientes. A premiação foi de R$ 2.000,00; R$ 1000,00 e R$ 500,00 respectivamente.

55 anos da CDL

O dia 28 de agosto marcou não só a Convenção do Varejo, mas também os 55 anos da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Maria. À noite, após a programação da Convenção, a entidade ofereceu um jantar para convidados e autoridades. Na ocasião, foram realizadas homenagens a grandes parceiros da CDL nos últimos anos.

Foram homenageados o presidente da CDL Porto Alegre, Alcides Debus; o diretor do Banrisul Cartões, Antônio Carlos Antunes; a reitora da Unidade Franciscana, Irmã Irani Rupolo; e o presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa. O jantar foi abrilhantado pelo show de Beto Pires.

Fotos: Iô Publicidade e Propaganda