NOTA OFICIAL: posição da CDL Santa Maria sobre o caso de desvios da FCDL

Em virtude dos acontecimentos noticiados acerca da operação policial que desvendou uma série de desvios de dinheiro na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL): a CDL Santa Maria comunica a seus associados, imprensa e comunidade, que não possui qualquer relação comercial, institucional, bem como vínculo contratual, federativo e associativo com a FCDL.

A CDL Santa Maria desfiliou-se da FCDL no ano de 2012 e, de lá pra cá, encontra-se em litígio com a mesma. Desde então, tem como mantenedora a CDL Porto Alegre e é afiliada à Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV), abrigando mais de 130 CDLs, Sindilojas e Associações Comerciais do Estado, e da qual nossa presidente, Marli Rigo, foi eleita vice-presidente geral, na última quinta-feira (28).

A CDL Santa Maria, portanto, lamenta o ocorrido, em virtude do grande número de entidades coirmãs e empresas do varejo indiretamente prejudicadas com esse caso. Mas ressalta que não possui qualquer vínculo ou mesmo relação não oficial com a FCDL, e deseja que tudo seja esclarecido da forma da lei, afastando assim qualquer demérito que possa recair sobre a CDL Santa Maria.

Também em nota oficial, o presidente da AGV, Ricardo Diedrich, se manifestou:

"Por conta de ações deflagradas pela Polícia Civil nesta data e visando resguardar a integridade dos dirigentes e associadas de nossa entidade, a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) vem a público esclarecer que foi criada em 2012 em função da incompatibilidade de algumas CDL’s do estado do Rio Grande do Sul com a sua entidade mãe até então, já que estas tinham interesse e necessidade de manter a utilização do banco de dados para consulta, bem como por conta da discordância do modelo de gestão daquela entidade. Desde a sua criação, a AGV pautou o seu trabalho pela correção, rigidez de controles, transparência e respeito ao seu estatuto, levando em consideração princípios de seus fundadores e de suas diretorias. Nossos dirigentes não possuem qualquer remuneração pelos seus serviços, que são totalmente voluntários e justamente buscamos a criação desta nova entidade por acreditarmos que o associativismo deve defender os interesses do varejo, constituído em sua grande maioria por pequenos e médios lojistas, além também de estar atento a defender os interesses da sociedade como um todo, mas principalmente tem a obrigação de servir o seu associado e não servir os seus dirigentes".