CDL Santa Maria

Liquidação é a melhor alternativa para alavancar vendas no início do ano. Especialistas apontam três motivos

O início do ano é uma época em que os consumidores estão ainda com ressaca do Natal e focando mais em experiências do que em compras. Isso deixa o varejo, sobretudo local, estagnado e exige o traçado de novas estratégias.

E a liquidação ainda está entre as estratégias mais apontadas em artigos e manuais elaborados por especialistas em marketing e varejo ao redor do mundo. E dentre as razões, três estão entre as mais citadas: limpeza de estoque; pagamentos à vista e fidelização de clientes.

Limpeza de estoque: a principal diferença entre uma liquidação e uma promoção é que a liquidação tem por objetiva alavancar o caixa através da limpeza de estoque para que novos produtos, novas coleções, possam ser postas à venda. E o início do ano é o período ideal para isso. Vender aquilo que há dois meses era objeto de desejo, pela metade do preço, é um apelo e tanto para que os consumidores voltem a focar nas compras.

Pagamentos à vista: ter muitas modalidades de pagamento, sobretudo eletrônicos, é uma obrigação nos dias atuais. Mas a lei permite que um mesmo produto tenha valores diferentes para pagamentos à vista e no cartão, por exemplo. Ter na liquidação um benefício para quem paga em dinheiro, descontando todas as taxas e encargos do cartão, pode alavancar a campanha e também o fluxo de caixa.

Fidelização de clientes: se um produto em promoção pode levar centenas de clientes a uma loja, imagina a loja inteira em liquidação. Liquidações geram fluxo e levam mais potenciais clientes fiéis da marca, ou da marca dos fornecedores. É uma boa oportunidade para encantar com atendimento e ambientação. Por mais que os preços mudem após a liquidação, a experiência, tudo indica, continua.

Texto: Guilherme Bicca

Foto: Blessed Stock