CDL Santa Maria

Novo decreto municipal amplia horário do funcionamento do comércio em uma hora

O horário do comércio sofrerá nova alteração, em Santa Maria. O decreto executivo municipal nº 234, emitido nesta terça (20), amplia em mais uma hora a abertura de estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais. Assim, depois de sete meses com restrições, o comércio de rua santa-mariense volta a funcionar em horário normal.

A volta do horário normal é uma vitória conquistada através da união das entidades representativas do comércio de Santa Maria: Sindilojas e CDL. Desde o início das restrições, em março, ambas buscam sensibilizar o poder público sobre os prejuízos econômicos e sanitários que a redução de horário pode causar.

Sobretudo porque, desde a chegada do coronavírus na cidade, o comércio é um dos setores mais seguros, com pouquíssimos casos isolados de contaminação, tendo cumprido à risca todos os protocolos de segurança e higiene para evitar contágio de clientes e trabalhadores. O que foi, notavelmente, alcançado.

Lojas de rua poderão funcionar de segunda a sábado, das 9h às 19h, com atendimento ao público. Shoppings e centros comerciais cobertos também tiveram ampliação. Agora, atendem de forma ininterrupta, de segunda a sábado, das 11h às 21h.

“Foram meses muito desgastantes e preocupantes para todos os lojistas que, além das preocupações que toda pessoa tem com a pandemia, também perdia o sono pensando em manter sua empresa funcionando, manter seus funcionários no emprego, manter o sustento da própria família, em meio a situações tão adversas. Sem dúvida hoje é um dia para se comemorar. E torcer para que continuemos em bandeira laranja, mantendo o horário normal”, exclamou a presidente da CDL Santa Maria, Marli Rigo.

Como fica o horário do comércio a partir desta quarta-feira (21)

Lojas de rua: de segunda a sábado, das 9h às 19h.

Lojas de Shopping e centros comerciais cobertos: de segunda a sábado, das 11h às 21h.

Importante

Estes horários são para classificação de bandeira laranja. Em caso de nova classificação em bandeira vermelha, valem os horários do Plano de Cogestão dos municípios da Região Central do Estado.

Texto: Guilherme Bicca 

Foto: Freepik