Marcelo Bisogno e Fabiano Pereira participam de painel da CDL com candidatos à Prefeitura

O quarto candidato a participar dos painéis da CDL SM com os prefeituráveis de Santa Maria foi Marcelo Bisogno, do PDT. Ele esteve acompanhado de seu vice, Fabiano Pereira, do PSB. Ambos falaram a uma restrita platéia de diretores da entidade, na última quarta-feira (28). O painel foi conduzido pelo vice-presidente, Luiz Antonio Marquezan.

Como funcionam os painéis

Os painéis que ocorriam toda quarta-feira, agora são realizados também às segundas-feiras, para que todos possam participar até o início do mês de novembro. Os candidatos têm trinta minutos para responder a três perguntas desenvolvidas em conjunto pelos diretores da entidade. As perguntas são as mesmas para todos. Passados os trinta minutos, o candidato tem mais trinta minutos para apresentar suas propostas. O painel encerra com questionamentos dos diretores presentes, com base no que foi apresentado. Em função da pandemia, os candidatos podem levar apenas dois representantes. Da CDL, são cinco diretores ao todo que participam, respeitando o limite de pessoas por metro quadrado do auditório.

Marcelo Bisogno

Os principais pontos abordados por Bisogno e Pereira permeavam temas como burocracia, orçamento público, infraestrutura, revitalização do centro da cidade, turismo e captação de recursos, além, claro, de saúde, economia e enfrentamento da pandemia. Confira o que foi dito sobre alguns desses pontos:

Burocracia – “Temos que acabar com a burocracia excessiva em Santa Maria. Antes da pandemia, já sofríamos uma crise profunda em Santa Maria. Entra ano e sai ano, e ninguém toma uma providência. É inadmissível uma empresa esperar um mês, nove meses, dois anos por uma liberação. Cidades menores estão muito à frente da gente nesse quesito. E a empresa qye desenvolveu o sistema que resolveu esse problema nessas cidades é de Santa Maria”.

Orçamento Público – “Ano que vem teremos 200 milhões a menos no orçamento. Então tem que trabalhar com o pé no chão. Trabalhar com inovação, criatividade, destravando projetos dentro da Prefeitura pra fazer a roda girar”.

Centro Histórico – “Uma cidade com a força de Santa Maria não pode ter um centro histórico como o nosso, que está abandonado. A Av. Rio Branco é uma vergonha. O Calçadão é uma vergonha.A Gare é uma vergonha”.

Natal – “O Natal do Coração vai voltar. Nós não vamos aceitar todo aquele material abandonadoe a Prefeitura pagando aluguel para manter a decoração estocada. Isso é falta de vontade política. Quantos turistas o Natal trouxe para Santa Maria? Quanto de dinheiro o Natal trouxe para Santa Maria? Então, o Natal do Coração vai voltar”.

Captação de Recursos – “Vamos criar a secretaria de captação de recursos e buscar, através de projetos, recursos em Brasília, organismos internacionais e até estatais que, de acordo com a lei, tem recursos para investimento em patrimônio histórico, por exemplo”.

Saúde – “Não foi só a covid que nos atacou. Tivemos um surto de toxoplasmose que ficou por isso mesmo. Tivemos um surto forte de dengue. E o que o Município fez? Qual o plano de ação do Município?”.

Texto e foto: Guilherme Bicca