“O momento requer otimismo”. Uma análise do saldo positivo de empregos em Santa Maria

Na última semana, o diretor de Serviços da CDL Santa Maria, Márcio Rabelo, concedeu uma entrevista ao SBT, onde analisou o saldo positivo da geração de empregos da cidade nos últimos oito meses. Rabelo também projetou o que nossas empresas podem fazer para se preparar para a tão aguardada retomada econômica. Ao que parece, ela está mais próxima do que se imaginava.

Há mais de um ano em pandemia, sofrendo com inseguranças resultantes da própria doença e restrições de trabalho, a grande maioria dos negócios foram afetados. Sobretudo quando considerado o segmento de mercado ao qual estão inseridos. O resultado foi uma crise sem precedentes nas últimas décadas. Mas segundo Rabelo, “toda crise traz grandes ameaças, mas também gera novas oportunidades”.

“Infelizmente observei o fechamento de empresas e de postos de trabalho em alguns segmentos que foram mais afetados com as consequências da pandemia e restrições impostas pelo modelo de distanciamento controlado gaúcho. Em contrapartida, em alguns outros, aconteceu justamente o inverso, com aumento do volume de vendas e geração de empregos, principalmente no comércio de artigos para o lar, comércio online, construção civil e no setor de serviços, este último com melhor desempenho”, considerou o diretor que é sócio proprietário da Rabelo Máquinas de Costura e Bordados.

Otimismo

De acordo com Rabelo, a retomada será fortemente influenciada pela melhora nos indicadores do coronavírus, tendo em vista que a redução no número de casos, de óbitos e o aumento constante do número de imunizados trarão mais segurança à população, estimulando o consumo. Em vista disso, o cenário é de otimismo: “precisamos ter otimismo, tanto pelo avanço (mesmo que num ritmo menor do que gostaríamos) no número de pessoas imunizadas através da vacinação, quanto pela flexibilização das restrições, com responsabilidade, o que permitirá o retorno gradual das atividades econômicas e possibilitará o giro da roda da economia”, projeta Rabelo.

Retomada

A retomada está logo ali no horizonte. Estamos próximos de deixar o pior momento para trás. Mas ainda assim, segundo Rabelo, alguns fatores determinarão o “melhor aproveitamento” dessa retomada econômica. E ela depende dos próprios empresários: “é notório que existe um consumo represado, o qual está na iminência de ‘estourar’. Atente-se a isso, pois os mais preparados terão uma recuperação mais rápida e uma maior perspectiva de crescimento quando isso acontecer”.

Ficar atento a programas de amparo financeiro; programas para manutenção de empregos (possibilidade de suspenção de contrato ou redução da jornada de trabalho custeados pelo governo federal); e ainda programas de alavancagem empresarial, com foco em capacitação e preparação para este novo momento, pode determinar o embarque ou não na retomada. Sobretudo quando se trata da exploração do mercado digital para obtenção de resultados. Um caminho sem volta e que deve ser trilhado.

“É hora de buscar soluções, arregaçar as mangas e ir à luta, pois alternativas existem e desconheço empreendedor mais resiliente do que o brasileiro”, finaliza o diretor Márcio Rabelo.

Em tempo

Falando sobre capacitações e preparação para a retomada econômica, o Sebrae, em parceria com CDL, Cacism e Sindilojas, lançou o Programa de Alavancagem Empresarial, que consiste na oferta de consultorias e mentorias voltadas e micro e pequenas empresas, com valor subsidiado em 95%. Os gestores podem optar por consultorias na área de marketing digital; acesso a novos mercados; modelagem de negócios; e gestão de vendas. As consultorias são online com agentes do Sebrae e algumas custam menos de R$ 100,00. Contate sua entidade representativa para mais informações.

Foto: Arquivo Pessoal