Vacinação dos comerciários: reunião com prefeito foi positiva, avaliam entidades

Em reunião na manhã desta sexta-feira (9) CDL, Cacism e Sindilojas entregaram documento que pede inclusão dos trabalhadores do comércio como grupo prioritário no plano de imunização

A vacinação do último grupo prioritário apontado pelo Plano Nacional de Imunização, composto pelos trabalhadores do setor industrial, está em fase final. Com isso, CDL Santa Maria, Cacism e Sindilojas Região Centro, entregaram na manhã desta sexta-feira (9), um documento que solicita ao prefeito Jorge Pozzobom, a classificação dos trabalhadores do comércio como grupo prioritário.

Demonstrando estar preparada e solícita ao pedido, a Prefeitura informou que já tramita junto ao Ministério Público e órgãos estaduais responsáveis pela aprovação de planos desenvolvidos nas prefeituras, um documento que verifica o amparo legal para a imunização dos comerciários, em caso de haver capacidade para atender ao quantitativo necessário. Isso porque o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Santa Maria também solicitou ao Município a vacinação de seus representados.

Todavia, a Prefeitura argumenta não ter controle sobre a quantidade de imunizantes que recebe do Ministério da Saúde e, apesar de ter autonomia para planejar a imunização de sua população, deseja ter seu plano aprovado por instâncias superiores, para maior segurança jurídica. O que faz o Município também buscar uma estimativa fiel do número de doses necessárias para conseguir atender a totalidade dos comerciários locais, com amparo legal.

Assim, as entidades que representam o comércio, bem como o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, comprometeram-se em fazer um levantamento do número de comerciários ainda não vacinados, já que muitos receberam a vacina em função de idade e/ou comorbidades. O objetivo é compilar esses dados o mais rápido possível, permitindo que a Prefeitura possa planejar a ação e dar a resposta no prazo de quinze dias.

Além do prefeito Jorge Pozzobom, participaram da reunião o vice-prefeito Rodrigo Décimo; o procurador Geral do Município, Guilherme Cortez; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana; o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk Brasil; o secretário de Saúde, Guilherme Ribas Smidt; e a responsável pelo Setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Santa Maria, Cecília Mariane Pinheiro Pedro. As entidades foram representadas pelo presidente da CDL Santa Maria, Marcio Rabelo; pelo presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa, e pelo assessor jurídico das duas entidades, Rafael Bagolin.

Texto e foto: Guilherme Bicca