CARTA ABERTA - Processo Eleitoral da UFSM

Ao Exmo. Prof. Dr. Milton Ribeiro
M.D. Ministro da Educação

Senhor Ministro,

Ao cumprimentá-lo, as entidades empresariais CACISM, CDL SANTA MARIA, SINDILOJAS REGIÃO CENTRO, ASSOCIAÇÃO RURAL DE SANTA MARIA, AHTURR, ESPAÇO CONTÁBIL, SECOVI CENTRO GAÚCHO, SIMMAE, SINDIGÊNEROS, SINDISAM, SINDUSCON e SHRBS, representados por seus respectivos presidentes, qua abaixo assinam, vêm através desta, cordial e respeitosamente, dizer e solicitar o que segue:

Primeiramente, cabe destacar que as entidades empresariais da cidade de Santa Maria/RS, que subscrevem o presente documento, representam todos os setores produtivos e maiores geradores de empregos na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul.

Ainda, é mais do que necessário salientar a importância educacional, histórica e econômica que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para toda a nossa região, sendo, há mais de 50 anos, um importante vetor de nosso crescimento e desenvolvimento, possuindo mais de 27 mil alunos e 5 mil servidores públicos federais.

Sendo assim, a administração da UFSM é de vital importância para toda a comunidade santa-mariense, bem como toda a economia regional, pois representa um pilar essencial, sob todos os aspectos.

Desta forma, frente ao resultado do processo eleitoral, realizado junto à comunidade universitária para escolha do próximo reitor da Universidade Federal de Santa Maria, que apontou o professor Dr. Luciano Schuch, como o mais votado, as entidades empresariais desejam manifestar seu total apoio à indicação de seu nome para o cargo máximo de nossa UFSM.

As entidades, além de vislumbrarem no professor Dr. Luciano Schuch excelentes capacidades administrativas, para lidar com os desafios, de gerenciar uma universidade, do porte e a complexidade da UFSM, acreditam que sua nomeação será de suma importância para a necessária função de aproximar, e estreitar laços entre a referida instituição educacional e todo o setor produtivo, visto o seu perfil aglutinador, isento e técnico.

Também é importantíssimo frisar a confiança que possuímos no professor Dr. Luciano Shuch para tornar as pautas da Universidade Federal de Santa Maria mais acadêmicas, e menos politicas/ideológicas.

Por essas razões, Excelentíssimo Ministro, as entidades empresariais referendam o nome do Professor Dr. Luciano Schuch para reitor da Universidade Federal de Santa Maria.

Certos de contar com a sua atenção e, enaltecendo o excelente trabalho desenvolvido frente ao importante e fundamental Ministério da Educação, nos colocamos à disposição, com noso trabalho, para auxiliá-lo na recuperação e desenvolvimento de nosso Brasil.

Por fim, solicitamos a transmissão de nossas saudações cordiais ao Excelentíssimo Presidente da República, Sr. Jair Messias Bolsonaro, que é depositário de nossa admiração, respeito e esperança de um país melhor para todos.

Arquivo disponível para download: