Presidente da CDL SM, Marcio Rabelo, e demais membros do Conselho de Presidentes reúnem-se com reitor da UFSM

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, recebeu os presidentes das principais entidades representativas do setor produtivo de Santa Maria, na manhã desta quarta-feira (16). A vice-reitora, Martha Adaime, e o chefe de gabinete, Eduardo Rizzatti, também participaram do encontro.

A reunião marcou justamente a abertura do diálogo entre a UFSM e o setor produtivo local, algo presente na pauta de candidatura de Schuch. O reitor aproveitou para falar um pouco sobre as primeiras ações de sua gestão e o empenho nos compromissos firmados em sua campanha, como o retorno das aulas presenciais; a volta do vestibular; e o resgate da Expofeira.

Interação

Os presidentes, por sua vez, tiveram a oportunidade de dialogar, apresentando demandas de suas categorias. Algumas dessas demandas podem ter a solução em futuras parcerias com a UFSM. As entidades vislumbram o desenvolvimento dos setores econômicos por elas representados ao intensificarem a interação com projetos, professores, pesquisadores e acadêmicos da instituição.

Equilíbrio

No encontro, o presidente Marcio Rabelo, saudou a nova gestão e a forma como ela vem conduzindo o seu trabalho: “quero parabenizá-los, reconhecendo o equilíbrio com que vocês vêm conduzindo e tratando as demandas iniciais sob sua responsabilidade aqui dentro da universidade. É notável o empenho da nova gestão em cumprir com os compromissos firmados em campanha, muito alinhados com as necessidades da instituição e da sua comunidade. Vejo muito positivamente, também, essa propensão ao diálogo, que possibilita o debate sobre temas relevantes, tanto com a comunidade externa, quanto com os seus conselhos superiores, responsáveis pelas deliberações na UFSM”, disse o presidente.

Retorno das aulas presenciais

Outro ponto saudado pelo presidente Marcio Rabelo e demais presentes foi a aprovação do retorno das aulas presenciais na instituição. Tratava-se de uma demanda sistemática das entidades que veem na movimentação causada pelas aulas da UFSM um vetor importante da cidade. Não só do ponto de vista econômico, mas anímico.

“O ganho econômico para a cidade com o retorno das aulas presenciais só não é equiparável com o ganho educacional. A vacinação tem nos permitido retornar à normalidade e estamos felizes que a UFSM também esteja voltando. Mesmo que com algumas restrições, legitimamente deliberadas pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE), tanto a instituição, quanto a cidade, só tem a ganhar e devemos exaltar essa importante conquista”, finaliza Rabelo.

Texto: Guilherme Bicca
Foto: Arquivo Pessoal