Divulgados números do Rodeio do Conesul. Santa Maria e sua vocação para o Turismo de Eventos

A 27ª edição do Rodeio Internacional do Conesul foi realizada entre os dias 11 e 13 de março, mas seus números foram divulgados apenas uma semana após seu encerramento. E esses números provocam uma pergunta: o potencial de Santa Maria para o Turismo de Eventos está sendo explorado como deveria/poderia?

Em apenas um fim de semana, o Rodeio Internacional do Conesul trouxe à cidade um total de 6 mil visitantes e 980 competidores. Desses 6 mil que pagaram ingresso como expectadores do rodeio, metade, cerca de 3 mil, ficaram acampados na Estância do Minuano. Além disso, o evento também contou com quatorze empresas expositoras, que contaram com proprietários e funcionários trabalhando no parque.

Em um final de semana, o Rodeio Internacional do Conesul, ao somar visitantes, competidores e expositores, teve, no mínimo 7 mil pessoas envolvidas. Muitas delas, vindas de fora da cidade, se valendo da alimentação, comércio e até dos serviços de hospedagem local.

E o Rodeio Internacional do Conesul é apenas um entre tantos eventos que são ou já foram realizados em Santa Maria com potencial de movimentar a economia e fomentar sua vocação pelo Turismo de Eventos. Turismo esse que fez a Serra Gaúcha despontar como um celeiro de novas potencialidades. Aqui já tivemos o Natal do Coração; o Festival de Balonismo; o Mercocycle; o Santa Maria In Dança; o Santa Maria Fashion Week; para citar apenas os mais vivos na memória de qualquer um.

“Potencializar os eventos que Santa Maria já possui, como o próprio Rodeio Internacional do Conesul, através de políticas públicas e participação efetiva das empresas e entidades locais, é tão importante quanto captar novos eventos. Nós acreditamos que ao fazer isso, estamos de fato criando novas oportunidades para trazer pessoas de fora para a cidade.  Pessoas que vão se hospedar, abastecer seus carros, fazer refeições, e comprar no comércio de nossa cidade. Santa Maria tem um enorme potencial para o Turismo de Eventos. E qualquer movimento que fizermos nesse sentido será tardio, mas será um movimento necessário. Santa Maria precisa encontrar novas matrizes produtivas. E uma delas passa pelo turismo”, diz o presidente da CDL Marcio Rabelo.

A CDL Santa Maria foi patrocinadora do 27º Rodeio Internacional do Conesul.

Foto: Karla Spall