Fórum de Lojistas do Calçadão: primeiro encontro aconteceu nessa segunda

Após a manifestação pelas condições do Calçadão Salvador Isaia, e o atraso de suas obras que se arrastam desde 2018, realizada pelas entidades empresariais, a CDL Santa Maria recebeu a sugestão de seus associados para a criação de um fórum dos lojistas do local e adjacências. E a noite da última segunda-feira (18) marcou o primeiro encontro deste fórum.

O encontro aconteceu na sede do Sindilojas Região Centro, entidade coirmã que encabeça o intermédio entre empresas do Calçadão e poder público, desde que a revitalização do espaço se tornou uma das principais pautas da cidade. O presidente da entidade, Ademir José da Costa, coordenou a reunião ao lado do presidente da CDL, Marcio Rabelo.

Falando em pauta, o encontro foi para elencar uma série de pontos que serão abordados em reunião que CDL e Sindilojas terão com a Prefeitura para tratar das obras do Calçadão, tendo em vista a nova etapa que se iniciará com a abertura do processo de licitação.

Pontos a serem discutidos

A principal demanda dos lojistas do Calçadão é encontrar uma solução para os problemas causados pelas obras no local. Toda obra traz transtornos e o comércio sempre é afetado por um período de tempo quando uma circunda estabelecimentos comerciais. E este é um ônus calculado. Porém, as obras do Calçadão se arrastam há anos e existe uma preocupação que a situação piore ainda mais, trazendo danos irreversíveis às empresas que ali funcionam. Assim, CDL e Sindilojas devem reivindicar uma solução paliativa para minimizar os impactos das obras ao comércio do local, bem como aos próprios cidadãos que frequentam e moram no Calçadão.

Outra questão não está relacionada diretamente às obras: músicos e comércio informal que vem crescendo no local. Na visão dos lojistas do Calçadão, os músicos tem direito a expressar sua arte no local, mas deve haver um limite de decibéis a ser respeitado e fiscalizado, visando a saúde dos trabalhadores que são expostos ao ruído de forma ininterrupta. Já o comércio informal é outro problema crescente e que carece de uma atenção especial por parte do poder público.

Além disso, outros tópicos que serão apresentados à Prefeitura estão relacionados à segurança no local; ao Natal e melhorias no espaço para esta época do ano; e a possibilidade da criação de um projeto que viabilize o conceito de shopping a céu aberto, no Calçadão, haja visto cidades que implementaram este sistema.

A reunião entre o CDL, Sindilojas, e Prefeitura ainda não possui data definida.

Texto e foto: Guilherme Bicca