Vice-presidente General Hamilton Mourão palestra para empresários em Santa Maria. CDL entre as promotoras evento

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, esteve em Santa Maria nesta quinta-feira (5) para palestrar a empresários da cidade. O encontro foi promovido pelas entidades que compõe o Conselho das Entidades Empresariais de Santa Maria, do qual a CDL faz parte, e aconteceu no Itaimbé Palace Hotel.

Além de representantes das entidades empresariais de Santa Maria, estiveram presentes o reitor da UFSM, Luciano Schuck, o prefeito Jorge Pozzobom, além de deputados estaduais e vereadores.

Sobre o que falou Mourão

O vice-presidente traçou um panorama da atual situação econômica e política no Brasil e no mundo, sobretudo nos eixos de maior evidência, como Estados Unidos, China, Russa e União Européia. Além disso, trouxe uma retrospectiva daquilo que o país enfrentou no período de pandemia. Confira algumas falas:

Inflação
“Inflação é um desafio político e econômico que causa ansiedade na população. É um problema que afeta todas as nações do mundo. Lamentavelmente as grandes empresas de comunicação não tratam a questão de forma homogênea, fazendo parecer que esse é um problema só nosso (...) A solução foi a retirada de dinheiro de circulação através da alta de juros.”

Crise provocada pela pandemia e pela guerra da Rússia X Ucrânia
“As crises acontecem e a cada vez que acontecem temos que buscar uma solução conjunta para uma rápida solução (...) Esse pacote todo (pandemia e guerra) veio sacudindo a vida das pessoas. E muitos deixaram de acreditar nos princípios democráticos e do capitalismo, gerando muito medo. (A crise causou) Ressaca econômica violenta no mundo, que provocou a escassez de suprimento e causou um grande aumento da inflação.”

Guerra Rússia X Ucrânia
“A Rússia sempre considerou que aquela região é uma área de segurança do país. A partir do momento que uma aliança ocidental começa a olhar para esses países, faz com que Putin se sinta ameaçado”

China
“30 milhões de imóveis construídos na China.  Todos desocupados. Isso causa refluxo no setor e acarreta em desemprego. Emprego e segurança alimentar são questões de segurança nacional, na China.”

Polarização política
“Polarização política ocorre no Brasil e em outros países. E a independência dos poderes, hoje, está em xeque. Há um desequilíbrio entre os poderes e resulta no que se chama de ativismo judicial”

Dívida Pública
“Nós temos 81% de dívida pública. E existe uma discussão de qual o nível de dívida pública que se pode ter. O Japão tem 250% de dívida pública. Os Estados Unidos mais de 100%. A questão não é o valor da dívida, mas a qualidade da dívida. Não se pode ter dívida para pagar salário. Mas dívida para investimento, em infraestrutura, em inovação, é uma dívida salutar.”

Texto e foto: Guilherme Bicca