Casa cheia: auditório da Fapas lota para palestra da CDL com Frederico Flores

Com dois eventos em um só, a CDL Santa Maria lotou o auditório da Faculdade Pallottina (Fapas) na com a palestra do santa-mariense Frederico Flores, “O Real Empreendedor”, na noite dessa quinta-feira (19). Mais de quatrocentas pessoas acompanharam as “Estratégias da Nova Economia que Você pode Aplicar para Vender Mais”. O encontro teve patrocínio da Pampeiro e apoio da própria Fapas.

A razão de ser “dois em um só” é porque o evento tinha como propósito comemorar os 164 anos de Santa Maria, trazendo para palestrar um santa-mariense que ganhou o mundo através do empreendedorismo, e ainda reativar o Núcleo de Capacitação, suspenso em razão da pandemia e a impossibilidade de realizar capacitações presenciais.

Frederico Flores é CEO da Scaleup e ficou conhecido por criar duas empresas que, em um curtíssimo espaço de tempo, foram vendidas por mais de R$ 70 milhões (saiba mais sobre o palestrante clicando aqui).

A palestra

Na palestra, que tinha um público essencialmente formado por empreendedores e estudantes da área de administração e marketing, Fred, como é chamado, traçou uma linha do tempo mostrando como ele despertou para o empreendedorismo, ainda quando era barman em uma boate na cidade e começou a fazer vendas online utilizando o Mercado Livre, até criar a BeCommerce, empresa que anos depois foi comprada por R$ 34 milhões pelo próprio Mercado Livre que marcou seu início.

Após situar a plateia do caminho percorrido até chegar onde chegou, Fred partiu para a prática e trouxe, de fato, um passo a passo de como algumas estratégias utilizadas pelas grandes empresas da Nova Economia podem ser aplicadas em qualquer negócio, independente do setor ou do porte.

“A gente tem que parar com essa história de que ‘aqui em Santa Maria isso não dá certo’... ‘o gaúcho é um povo conservador’... ‘aqui isso não funciona’. Essas estratégias são utilizadas por empresas globais. Elas são aplicadas em todo o mundo, e funcionam com todo mundo. Não tem porque não funcionar em Santa Maria. O gaúcho tem certas especificidades? Tem sim. Mas no fundo, somos todos seres humanos e essencialmente queremos a mesma coisa”, explica Fred.

Primeira vez em Santa Maria

Para o presidente da CDL, Marcio Rabelo, realizar esta palestra faz justiça a um santa-mariense que é desconhecido da maioria de seus conterrâneos. Fred, depois de anos como empreendedor de sucesso e também palestrante que já percorreu todo o Brasil, nunca havia realizado um encontro como esse em Santa Maria: “ao meu ver estamos realizando justiça ao Fred, que merecia o devido reconhecimento em casa. E é coerente com a CDL. Em todas as nossas ações, buscamos sempre valorizar os talentos locais. Foi assim com o Natal, foi assim com o Café com o Associado e tem sido assim com o Núcleo de Capacitação, que estamos reativando, hoje”.

Presente de Aniversário

No dia anterior ao da palestra, 18 de maio, foi aniversário de Fred. O público cantou "Parabéns a Você" e o presidente da entidade, Marcio Rabelo, acompanhado do padre Cesar Santos, representante da Fapas, entregaram um presente com uma série de mimos típicos de Santa Maria.

Texto e foto: Guilherme Bicca